Depois de entrarmos na Antica Fabrica del Cioccolato, os olhos saltam descontrolados de vitrine em vitrine, de tabuleiro em tabuleiro, de boião em boião. O mundo devia ser assim: feito de chocolate. Com morango, framboesa, avelã, amêndoa, menta, rum, malagueta...
Leva algum tempo até nos conformarmos que não podemos ir caminhando pelo Palácio de Chocolate, tirando daqui e dali, saboreando calmamente. É difícil tomar uma decisão. Mas todas as escolhas deviam ser assim: feitas de chocolate.
Na mesa de madeira onde me sento, estão alguns guardanapos vermelho-tinto e uma pequena jarra com flores. A música é italiana, dos anos 60/70 talvez.
Espero ansiosamente e não ouso tocar em nada.
Rodeiam-me máquinas de confecção de chocolate, testemunho de uma sabedoria que remonta já a 1923, data de fundação da chocolataria.
Máquina para aplanar chocolate.
A pasta cozida é esticada por um rolo e depois aplanada, dando-lhe a espessura desejada. Depois, baixa-se a parte cortante da máquina, que transforma o chocolate em bocadinhos quadrados.
Lá dentro, na cozinha, uma senhora já velhinha tira do forno uma fornada de bolinhos. O cheirinho é o de sonhos de criança, o sorriso da senhora delicioso, tal como tudo o que faz.
No prato que me chega, o chocolate derretido sobre o muffin acabado de sair do forno reflecte a luz suave que nos envolve. Ainda vejo o chocolate a infiltrar-se pela massa fofa.
Foi a decisão ideal. Todas as decisões deviam ter este sabor. O mundo devia ser uma grande Fábrica do Chocolate.
terça-feira, 24 de março de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
deixaste-me completamente babada...
ResponderEliminarcheia de agua na boca...
beijao enorme
só mesmo tu és capaz de nos transmitir algo por palavras que parece que estamos a vive-lo no momento...beijos minha doce Inês...
ResponderEliminarEstou completamente colada neste blog. Só hoje o descobri. É o melhor blog sobre Roma do mundo!! O bolo que partilhei com uma amiga nesse lugar era tão bom. Escreves mais que bem :)
ResponderEliminar=D Obrigada Sara! Fico mesmo contente!
ResponderEliminarEu já ouvi falar desse bolo que partilhaste...a tua amiga era a Ana, não era? =P Foi ela que me falou da chocolataria e falou-me tão tão bem que eu não descansei enquanto não fui lá! Por isso, ainda bem que vocês a descobriram.
Fez ontem um ano que fui para Roma, proibi-me a mim mesma de não ver fotos para não deprimir.
*
Voltei cá, porque daqui a 2 semanas vou voltar a pisar solo romano :') sim, a amiga é a Ana e foi ela que descobriu primeiro. Desta vez serei eu a apresenta-lo a outra pessoa :)
ResponderEliminarE fez no dia 2 de Setembro 3 anos desde que conheci Roma. E deprimi.
*