domingo, 1 de março de 2009

Engineering the Future

O curso de engenharia informática está terminado e, aos 24 anos, o mundo espera-o.
Quatro países em seis semanas. Para além disso, o Andrew não tem mais nada definido. A não ser, claro, a sequência da sua aventura (apenas por uma questão de facilidade de deslocação, e não por gostar de fazer planos): Itália, França, Espanha e Portugal. Onde dorme? Que cidades visita? Quanto tempo fica em cada sítio? Andrew não sabe.
Segundo me diz, as maiores expectativas são em relação a Portugal. Falo-lhe então do Porto, do Minho, de Sintra e de outros sítios que não pode perder. Ele arregala os olhos de curiosidade e acena a cabeça várias vezes e, por isso, sinto-me incentivada a continuar.
“If you want to say thank you, you say obrigado”. Ele repete “obrigado” com uma entoação bem diferente e admira-se por "obrigado" ser tão diferente de "grazie" e "gracias". O Andrew faz muitas perguntas. É fácil de perceber o que o levou a lançar-se sozinho pela Europa fora.
Foi aliás graças à sua curiosidade que nos conhecemos. Perto da Piazza Navona, uma manifestação de farmacêuticos enchia as ruas de sons de protestos. “Do you know what’s happening?”, perguntou-me. Não, eu não sabia.
Pergunto-lhe de onde é. O cabelo muito loiro, os olhos azuis e a sua altura dizem-me que será nórdico. A resposta é a mais imprevisível. “Texas, EUA”, diz-me. "Um americano do Texas a viajar sozinho pela Europa durante seis semanas...", penso admirada. Os meus preconceitos traem-me.
Pergunto-lhe como é viver no Texas. Sorrindo, adivinha exactamente o que estou a pensar e diz-me “não conheço ninguém que tenha um rancho e cavalos, se é isso que queres saber”. Fala-me então do Texas, das suas auto-estradas e da hospitalidade das pessoas. Fala-me da sua família e do seu irmão que tem uma banda.
“Ainda vou conseguir transformar o meu irmão numa estrela na Europa”, diz-me entre risos. E, por isso, apontou-me o nome “The Ben Burgess Band” num papel velho que tinha espalhado na carteira, como com certeza fará com tantas outras personagens que farão parte da sua aventura.
Agora ouço big river dreamin e leio a descrição que a banda do irmão de Andrew faz de si mesma.

With all the political bickering of the upcoming presidential election and the war on terror gone completely awry, many Austinites have turned to one songwriter for peace of mind. Devoid of the anger that too many bands have filtered their music through, Ben Burgess found another route. His breezy sound resonates with the birds, the bees and the sunshine, but without the proverbial cheese. His lyrics are insightfully whimsical and eternally contented, with an under-current of the exploration on the meaning of life.

Continuo a ouvir, desta vez snow cone stand. Esta seria sem dúvida a banda sonora perfeita para a aventura de Andrew. Tenho a certeza que enquanto procura o sentido da vida, Andrew caminha, assobiando e sorrindo, ao som desta música.
Quando nos despedimos dá-me um pequeno cartão, preparado cuidadosamente antes do início da sua grande jornada, com o seu contacto. Em letras pequeninas lê-se:

Andrew Blaquiere, engineer traveler: Travel the world, experience culture, engineer your future.

2 comentários:

  1. Ai... quem me dera estar em Roma ctg.
    Eu não disse que ias conhecer gente fascinante até dar cum pau?
    Pois disse.

    ResponderEliminar
  2. engineer traveler: Travel the world, experience culture, engineer your future

    que imagem tão bonita!
    e a musica também é interessante! :)

    beijo grande, nê**

    ResponderEliminar